terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Imagens.....amizade...


Minha filha Ingrid e sua amiga Sofia

Félix Guattari escreveu as três ecologias e a apresentou como uma síntese das relações e inter-relações do homem com o mundo, consigo mesmo e em seu meio social. Este álbum registra algumas situações que encontram sentido se nos permitirmos um olhar que transborde a existência singular e individual. Só assim é possível compreender a importância dos momentos que as fotografias registraram. O viver coletivo e comunitário é algo que aprendemos a fazer e, em nosso tempo, esse aprender geralmente ocorre sobre o estigma da subversão à sociedade atomizada. E é isso mesmo. Com muita inteligência, militantes da vida social rompem os paradigmas majoritários do nosso tempo instalados sob o guarda-chuva ideológico capitalista com as próprias ferramentas do sistema. Reunir as pessoas em torno de uma idéia já consolidada para refletir sobre nossas práticas cotidianas e repensar os valores que sustentam nossas relações sociais é um gesto revolucionário em nosso tempo.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O que nos move na política


Charles Scholl
Secretário de Comunicação
Diretório do PT de Esteio
http://charlesscholl.blogspot.com/
13metatron@gmail.com


Teve um tempo em que a fragmentação era a alternativa possível para as manifestações políticas da esquerda. Fase que se estendeu pelo Brasil durante toda a ditadura militar, durante o Estado Novo, ou seja, tempo suficiente para imprimir no senso comum aquele ditado, “esquerda só se junta na cadeia”. A regra foi quebrada com a instituição do Partido dos Trabalhadores, que neste ano bausaqueia-se às 30 primaveras. Também foram muitos verões eleitoralmente quentes, muitos gélidos invernos que pareciam ter congelado até nossa inteligência e tudo isso só foi possível suportar porque também tivemos tempos de outono com trabalhos que redesenharam a história da esquerda no mundo. Hoje, o PT é dirigente no Governo Federal, na Prefeitura de Esteio, esteve na presidência do Poder Legislativo da cidade no ano passado e permanece na mesa diretora em 2010.
As experiências de governo trouxeram maturidade aos militantes e muito aprendizado para todos. Rompemos com muitos preconceitos criados maquiavélicamente pela direita com o melhor do proselitismo, resultante das práticas de governo. No decorrer de toda essa trajetória é possível identificar um eixo motriz ideológico que orienta a militância, sensibiliza a sociedade e produz a coesão necessária à sobrevivência da ideologia política. O tamanho que o PT adquiriu também trouxe grandes problemas, que geraram crises políticas, éticas que pareciam insuperáveis. Nestes tempos difíceis militantes como Tarso Genro, ex-integrante do Partido Revolucionário Comunista (PRC), da célula de Santa Maria, foi fundamental na direção nacional do PT, permitindo que suas práticas diretivas mantivessem vivas nossas utopias. Tarso foi integrante da esquerda fragmentada que veio para o PT a partir do entendimento de sua dimensão estratégica para a esquerda no mundo.
Os 30 anos de história do PT remontam inúmeros momentos em que a força motriz da política de esquerda se mostra e encanta multidões, motivando milhares de brasileiros a se filiarem ao PT para participar da construção desta história. A realização do Fórum Social Mundial é uma possibilidade ímpar para a esquerda fazer a disputa de corações e mentes. Nossas principais referências da esquerda estiveram lá. No dia 27 de janeiro, tive a oportunidade de encontrar o Ministro Tarso Genro no Acampamento Interncontinental da Juventude, em Lomba Grande. Tarso falava sobre a necessidade de manter nossas utopias vivas e procurava dividir suas experiências militantes de uma geração que viveu a luta armada. Em Esteio fizemos um esforço para trazer um conjunto de atividades para a cidade no decorrer do Fórum Social Mundial e, no entanto, a participação de petistas da cidade foi praticamente nula. Se você está lendo este artigo e participou de alguma atividade então sente-se ao lado de Tarso. Caso contrário, a política pode estar tão burocratizada que sua militância pode estar se neutralizando e perdendo o sentido público. Mergulhamos assim na tradição da política aristocrática brasileira e perdemos nossas referências de disputa social. Se não é isso, além de seus interesses particulares, o que te move na política?

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A construção de um monumento pela PAZ

Charles Scholl - http://charlesscholl.blogspot.com/
13metatron@gmail.com - http://twitter.com/falecomcharles

A realização do Fórum Social Mundial 10 anos – Região Metropolitana de Porto Alegre nos reservou muitas surpresas. Além das personalidades internacionais que se concentraram em nossa região, diversas ações apontam para atividades permanentes que foram criadas durante esse momento de efervescência cultural. Demorei um tanto para conseguir dividir um pouco as informações acerca das atividades realizadas no dia 30, no Parque Galvany Dorneles Guedes, onde iniciamos o projeto de criação de uma aldeia da paz permanente. A demora se deu pelas peculiaridades daquela atividade. Momentos muito intensos de vivências verdadeiramente revolucionárias necessitavam de um tempo para decantar e poder falar com mais clareza o que aconteceu no decorrer do dia 30. O que podemos afirmar de imediato é que criamos a primeira aldeia da paz permanente do Brasil, em praça pública.
A idéia da aldeia da paz surgiu nas primeiras edições do Fórum Social Mundial, mais precisamente no Acampamento Intercontinental da Juventude. Desde o início o Acampamento Intercontinental da Juventude(AIJ) se constituía para vivenciar as mudanças que estavam sendo debatidas no Fórum Social Mundial(FSM). Assim como as primeiras edições do FSM, o espaço do AIJ se tornou um grande palco para protestos de toda ordem. A opressão sobre os mais diversos movimentos sociais, ao longo do tempo, criou um contencioso importante. O FSM e o AIJ permitiram vazão e o manifesto social se impôs. Naquela época a aldeia da paz era instalada fora da área do AIJ, pois as ações estavam focadas com base na mudança de condutas consideradas natas à natureza humana por aqueles que vivem imersos na sociedade capitalista de hoje. Mesmo aqueles que faziam oposição ao sistema tinham dificuldade de compreender a mensagem de paz. Neste ano, a aldeia se instalou no centro do AIJ, pois a idéia em torno do FSM era de aprofundar os debates para a construção de um outro mundo possível. As experiências da esquerda no governo abriram frentes de trabalho importantes que redesenharam o mapa político do movimento social.
É nesse contexto que iniciam programas de governo focados em uma cultura de paz. Em Esteio temos diversas iniciativas, tais como o programa Mulheres da Paz, Território de Paz, Cultura de Paz, entre outros. É evidente que não se trata de uma iniciativa isolada do município, pois todos os programas são em parceria com o Governo Federal. Em última análise, a mudança do cenário político sobre o movimento social está sob influência direta das realizações do Governo Lula. Esteio está em plena sintonia com as mudanças sociais, políticas, econômicas que estão redesenhando o Brasil. Sob o paradigma da “Cidade mais humana”, que orienta as políticas públicas adotadas em nossa cidade, temos uma plataforma de governo humanista, pacifista, que está exercendo o poder estatal na construção de um outro mundo possível.
Ainda falta responder o que é uma aldeia da paz. Arrisco a afirmar que tal concepção é originária da cultura maia, mas tem influências dos seguidores de Emiliano Zapata. Tudo isso se misturou com a contribuição de jovens brasileiros que vivem em comunidades alternativas. Já faz mais de três décadas que é realizado no Brasil o Encontro Nacional de Comunidades Alternativas (ENCA). Alguns integrantes desse movimento identificaram no AIJ a possibilidade de partilhar suas idéias e experiências. Porém, tal contato acabou criando uma fusão cultural cujo insumo nutre políticas públicas, conceitos arquitetônicos, filosofias, exercícios de religiosidade, éticas nutricionais e até mesmo formas distintas de organizar o tempo provenientes de uma intersecção de vivências produzidas no acampamento. Como centro catalizador desse movimento está o mexicano Oscar. Em Esteio, Oscar construiu uma pequena pirâmide maia onde ascendeu o fogo simbólico. Oscar é um homem sagrado pelas suas intenções, pelas suas ações e reconhecido internacionalmente como um homem da cultura de paz. Sua passagem pela nossa cidade veio coroar esse movimento. A arquitetura e organização das oficinas, desde a concepção da aldeia e a segurança de trazer o homem sagrado à nossa terra foi trabalho do brasileiro paranaense Marcos Mandala. Militante da bioconstrução comandou cerca de 70 pessoas inexperientes a construirem com suas próprias mãos edificações que permanecem para apreciação como verdadeiras obras de arte. A continuidade da Aldeia da Paz é um desafio com dimensões astronômicas, da mesma envergadura de manter a coerência cotidiana entre o discurso e a prática. Mas isso será escrito pelas mãos do povo da nossa cidade, no passo em que trilhamos o caminho da paz.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Trabalho conjunto

PRECE ÀS SETE DIREÇÕES GALÁCTICAS


DESDE A CASA LESTE DA LUZ
QUE A SABEDORIA SE ABRA EM AURORA SOBRE NÓS
PARA QUE VEJAMOS AS COISAS COM CLARIDADE
DESDE A CASA NORTE DA NOITE
QUE A SABEDORIA AMADUREÇA ENTRE NÓS
PARA QUE CONHEÇAMOS TUDO DESDE DENTRO
DESDE A CASA OESTE DA TRANSFORMAÇÃO
QUE A SABEDORIA SE TRANSFORME EM AÇÃO CORRETA
PARA QUE FAÇAMOS O QUE TENHA QUE SER FEITO
DESDE A CASA SUL DO SOL ETERNO
QUE A AÇÃO CORRETA NOS DÊ A COLHEITA
PARA QUE DESFRUTEMOS OS FRUTOS DO SER PLANETÁRIO
DESDE A CASA SUPERIOR DO PARAÍSO
ONDE SE REÚNEM A GENTE DAS ESTRELAS
E OS ANTEPASSADOS
QUE SUAS BÊNÇÃOS CHEGUEM ATÉ NÓS AGORA
DESDE A CASA INTERIOR DA TERRA
QUE O PULSAR DO CORAÇÃO DE CRISTAL DO PLANETA
NOS ABENÇOE COM SUAS HARMONIAS
PARA QUE ACABEMOS COM AS GUERRAS
DESDE A FONTE CENTRAL DA GALÁXIA
QUE ESTÁ EM TODAS AS PARTES AO MESMO TEMPO
QUE TUDO SE RECONHEÇA COMO LUZ DE AMOR MÚTUO.

AH YUM HUNAB KU
EVAN MAYA E MA HO!
(SALVE A HARMONIA DA MENTE E DA NATUREZA)
A CULTURA GALÁCTICA VEM EM PAZ.
"EU SOU O OUTRO VOCÊ"

Bioconstrução


Modelo de geodésica

Atenção para a construção


Aprendendo com a bioconstrução.

Mandala e o Prefeito Gilmar Rinaldi


O Prefeito Gilmar Rinaldi participou da atividade e recebeu os convidados para a construção da Aldeia da Paz

Natália - Dragão Auto-existente Vermelho - vestida a rigor


Minha noiva Natália, da família terrestre - Defino com o fim de nutrir
Medindo o ser
Selo a entrada do nascimento
Com o tom auto-existente da forma
Eu sou guiado pelo poder da navegação

'Tomo minhas decisões, baseando-me nos princípios da verdade; rompo estruturas e vivo ordenadamente.'

Kim 121 - Dragão Auto-existente Vermelho.

Mandala - uma grande pessôa


Mandala no centro da grande roda para orientar o início da construção. Muito gentil, me pediu para falar um pouco sobre nossas motivações pela Aldeia da Paz Permanente. Nosso sonho. Nossa realidade.

Construção da Aldeia da Paz de Esteio


Construção da Aldeia da Paz em Esteio. Memórias do amigo Oscar e ao fundo o arco-íris que surgiu no momento em que concluímos a obra.