sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Atualidades políticas que buscam nexo cotidiano

Postei no facebook ontem uma sequência de fotos que marcam uma trajetória política de muito trabalho e dedicação, com foco na comunicação social, responsabilidade que assumi quando integrei a coordenação da campanha do prefeito Gilmar, de Esteio. Após a eleição permaneci na prefeitura até ser convidado a me retirar por conta das forças políticas do PT. Assunto que tornou clara a impessoalidade nessas relações. Eu prefiro tratar as coisas assim, pois não há incompatibilidade política, profissional, ou limites de qualquer natureza senão aquele que se apresentou quando incorporei, junto com Luis Fernando Schmidt, a Democracia Socialista – tendência interna do PT. Requer maturidade política compreender que outros continuarão o projeto para a cidade. Na condição de militante reivindico aquilo que prometemos aos esteienses e, dentro do possível, ajudo o Governo sempre que solicitado, pois isso significa a possibilidade de retomar as políticas públicas em comunicação que se perderam com a rotatividade dos quadros que constituíram o plano de governo em comunicação.

Essa matemática me incomoda, pois não encontra razão na realidade da vida. Tenho dificuldades de explicar a situação aos meus familiares e acho que eles também não têm a obrigação de compreender as motivações que me mantém ao lado de pessoas que protagonizaram uma campanha negativa em torno da minha atividade militante. É mais fácil compreender tais motivações políticas se a própria política for revista. O conceito da política, assim como sintetiza Anna Harendt, é aquilo que existe entre as pessoas. Que estabelece as mediações entre as posições diferentes. Se é assim, fica mais fácil compreender que não estou atuando em um partido político para me promover pessoalmente, pelo contrário. Aqueles que pensam assim me chamarão de fracassado. Porém, não medi esforços para inserir na agenda pública assuntos renegados pelos interesses de grandes grupos financeiros. Não considero pecado ser um grande grupo financeiro, porém a regra no Brasil nos mostra que esses grupos são constituídos sobre a falência de outros, por tráfico de influências, ações coordenadas entre os entes públicos e privados que revela uma promiscuidade depredadora da ética. Ao ter de conviver com isso, pois tais situações estão intrínsecas nas práticas da política tupiniquim, fico plenamente satisfeito pelas brigas que comprei, pelas ideias que coloquei em público, pelo trabalho de contribuir com a ideia da cidadania esteiense. Sem mandato, apenas como um articulador político, como um comunicador, tenho focado o interesse público como prioridade para a cidade. Posso falar tranquilamente, já que não sou candidato a cargo eletivo.

Entre as fotos que postei ontem está a realização do Fórum Social Mundial em Esteio, trabalho que me custou muito caro pelo desgaste nas relações com a coalizão e a dificuldade dos quadros políticos de compreenderem a importância do movimento.



Segue artigo que publiquei naquela oportunidade e que foi divulgado pelo movimento brasil autogestionário pelo Lúcio Uberdan. Com muita alegria vejo o Lúcio liderando junto ao Governo Tarso Genro a construção da ideia do governo digital, com foco na transparência, na cidadania, na inclusão digital como ação estratégica de Estado. Em fim, com a intenção de qualificar o diálogo com a sociedade. Ao invés dos burocratas perderem tempo em querer enquadrar esse modo de pensar como algo utópico, poderiam abrir suas mentes, ou melhor, simplesmente abrir os olhos para o mundo de fora e compreender o papel da comunicação em tempo real na atualidade. Porém, abrir os olhos para alguns é pedir demais. Então, por conta dessas limitações da vida busco alternativas de fazer valer as ações políticas que possam tornar nossas relações mais humanas, sem precisar deixar a matemática de lado, com exemplo pessoal de compromisso com a cidade, de envolvimento coletivo onde ocorre a vida social do indivíduo e contribuir para a criação de um sistema que possa dar conta das necessidades do cidadão de hoje.

Segue o artigo:

http://www.brasilautogestionario.org/tag/charles-scholl/

3 comentários:

  1. Vou Ler com Calma e carinho amigo e sei a importância que foi a sua participação no Fórum Social Mundial, parabéns por sua luta e caminhada amigo...

    ResponderExcluir
  2. Amigo continue na luta, teu esforço e trabalho é reconhecido por todos que tem simpatia e companheirismo por ti.
    Grande abraço, a luta continua...

    ResponderExcluir
  3. Querido, senti a necessidade de dizer que acompanho tudo o que escreves.Continue com tua postura corajosa, pois o respeito e o orgulhos dos que te amam de verdade é o tempero para continuar sendo um cara de carácter e de opinião.

    Elisete Medeiros Bandeira

    ResponderExcluir