quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Confirmada a participação de Lúcio Uberdan no painel sobre Economia Solidária na América Latina.

Esteio está criando um espaço de debate no dia 27 de fevereiro acerta do tema da Economia Solidária. Neste contexto, os organizadores do FSM Esteio (ELES) construíram uma parceria com a Associação de Software Livre (ASL) para que seja realizada uma palestra às 15h45min. sobre o tema Comunicação Comunitária, Novas Tecnologias e Software Livre. O tema trata da apresentação de conhecimento sobre as possibilidades de rádio web, tendo como ferramenta o software livre para uso das comunidades. Ao final da explanação, que pode durar até 45 minutos, será formalizado um termo de compromisso com a prefeitura de Esteio para a realização de uma oficina de software livre e rádio web em um dos telecentros da cidade em parceria com a ASL.

Às 17horas será realizado o painel Economia Solidária na América Latina – com a participação confirmada de Lúcio Uberdan, que coordena no Rio Grande do Sul o Projeto Brasil Local, além de integrar a Fundação Universitária de Brasília e a Secretaria Nacional de Economia Solidária.
A proposta dos organizadores do FSM Esteio (ELES) é que neste painel Lúcio possa contribuir em tornar clara a interface de valores convergentes sustentados pela comunidade que gira em torno da economia solidária e os militantes do software livre. Tal convergência ideológica é flagrante diante do conceito da economia solidária mais trabalhado e aceito, inclusive pelo 1º Forum Mundial da Economia Solidária, realizado em Santa Maria.

“Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.”

Economia Solidária na América Latina
dia 27 de janeiro,
às 17 horas,
no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio. (Rua Hener de Souza Nunes, nº 150).


Lúcio Uberdan é Coordenador do Projeto Brasil Local – RS, integra a Fundação Universitária de Brasília – FUBRA e a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário