sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O que nos move na política


Charles Scholl
Secretário de Comunicação
Diretório do PT de Esteio
http://charlesscholl.blogspot.com/
13metatron@gmail.com


Teve um tempo em que a fragmentação era a alternativa possível para as manifestações políticas da esquerda. Fase que se estendeu pelo Brasil durante toda a ditadura militar, durante o Estado Novo, ou seja, tempo suficiente para imprimir no senso comum aquele ditado, “esquerda só se junta na cadeia”. A regra foi quebrada com a instituição do Partido dos Trabalhadores, que neste ano bausaqueia-se às 30 primaveras. Também foram muitos verões eleitoralmente quentes, muitos gélidos invernos que pareciam ter congelado até nossa inteligência e tudo isso só foi possível suportar porque também tivemos tempos de outono com trabalhos que redesenharam a história da esquerda no mundo. Hoje, o PT é dirigente no Governo Federal, na Prefeitura de Esteio, esteve na presidência do Poder Legislativo da cidade no ano passado e permanece na mesa diretora em 2010.
As experiências de governo trouxeram maturidade aos militantes e muito aprendizado para todos. Rompemos com muitos preconceitos criados maquiavélicamente pela direita com o melhor do proselitismo, resultante das práticas de governo. No decorrer de toda essa trajetória é possível identificar um eixo motriz ideológico que orienta a militância, sensibiliza a sociedade e produz a coesão necessária à sobrevivência da ideologia política. O tamanho que o PT adquiriu também trouxe grandes problemas, que geraram crises políticas, éticas que pareciam insuperáveis. Nestes tempos difíceis militantes como Tarso Genro, ex-integrante do Partido Revolucionário Comunista (PRC), da célula de Santa Maria, foi fundamental na direção nacional do PT, permitindo que suas práticas diretivas mantivessem vivas nossas utopias. Tarso foi integrante da esquerda fragmentada que veio para o PT a partir do entendimento de sua dimensão estratégica para a esquerda no mundo.
Os 30 anos de história do PT remontam inúmeros momentos em que a força motriz da política de esquerda se mostra e encanta multidões, motivando milhares de brasileiros a se filiarem ao PT para participar da construção desta história. A realização do Fórum Social Mundial é uma possibilidade ímpar para a esquerda fazer a disputa de corações e mentes. Nossas principais referências da esquerda estiveram lá. No dia 27 de janeiro, tive a oportunidade de encontrar o Ministro Tarso Genro no Acampamento Interncontinental da Juventude, em Lomba Grande. Tarso falava sobre a necessidade de manter nossas utopias vivas e procurava dividir suas experiências militantes de uma geração que viveu a luta armada. Em Esteio fizemos um esforço para trazer um conjunto de atividades para a cidade no decorrer do Fórum Social Mundial e, no entanto, a participação de petistas da cidade foi praticamente nula. Se você está lendo este artigo e participou de alguma atividade então sente-se ao lado de Tarso. Caso contrário, a política pode estar tão burocratizada que sua militância pode estar se neutralizando e perdendo o sentido público. Mergulhamos assim na tradição da política aristocrática brasileira e perdemos nossas referências de disputa social. Se não é isso, além de seus interesses particulares, o que te move na política?

Nenhum comentário:

Postar um comentário