domingo, 14 de dezembro de 2008

Quando o último se torna o primeiro / 2007

A posição adotada pela prefeita Sandra Beatriz Silveira ao filiar-se no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), provocou uma verdadeira reviravolta na política local. O PTB, nas últimas eleições, disputou o Poder Executivo com Manoel Nunes e ficou em quarto lugar na coligação com o PV na chapa “Ligue-se, Faça a Diferença”, que conquistou 1015 votos. Acima do PTB tivemos o PPS, com Milton Severo, que obteve 3.230 votos; em seguida, mas com significativa diferença vem Juvir Costella, com a chapa “Compromisso de Amor Pela Cidade”, composta pelo PMDB, PDT, PP, PL, PFL, PSDB que juntou 22.511 votos pela cidade e a vencedora Sandra, pela ‘Frente Popular”, na coligação PSB e PT que ganhou as eleições com 23.568 votos. O resultado das últimas eleições é fundamental para compreender o impacto da mudança, pois apesar do desempenho eleitoral do último pleito, o PTB tornou-se o partido do poder Executivo de Esteio. A filiação em massa da quota do PSB ligado à prefeita Sandra no PTB criou, de forma instantânea, uma nova força política na cidade.

Certamente o tabuleiro do jogo eleitoral de 2008 foi completamente alterado. A correlação de forças para a disputa está mais parelha, tornando a composição entre legendas um processo que se mostra definidor para a disputa eleitoral. Essa disputa tende a ser feita e negociada entre quadros da política local, com toda sorte de intervenções de caciques da política gaúcha com inserção no cenário nacional, que integram a nova coligação deste governo. Os partidos mais importantes se movimentaram em virtude da formação da bancada petebista e a filiação em massa. Com isso, o partido estará fechando uma seqüência de administrações importantes, tais como a vice-prefeitura de Porto Alegre e a vice-prefeitura de Canoas. O PTB também tem o senador Zambiasi, que abonou a ficha de filiação da prefeita. O gesto sinaliza qual coletivo organizado do PTB estará dando as cartas a partir deste momento na cidade.

A Câmara de Vereadores também sofre impacto da desfiliação de Eva, do PMDB, a não aceitação de sua filiação no PSB e sua filiação no PTB. O vereador Luiz Duarte desfiliou-se do PSB e participou da janta de filiação no PTB realizada na sexta-feira (30), na Casa do Gaúcho, mas não temos certeza de sua nova filiação. A consulta feita pelos Democratas ao Supremo Tribunal Federal sobre a fidelidade partidária deu um ingrediente extra na mistura explosiva. Surgem outros articuladores na cena política, tais como Altamir Flores, do PMDB. O PMDB de Esteio quer reaver seu mandato que estava sendo exercido pela Eva, que foi eleita com 869 votos. A primeira suplente Lu da Noiva Chique também estaria se filiando no PTB e então o partido reaveria seu mandato na câmara de vereadores com o segundo suplente Altamir Flores. Seguindo a mesma lógica, o primeiro suplente do PSB seria Gérson Cutruneo, que conquistou 915 votos nas últimas eleições, porém a proporcionalidade do PSB na cidade, que acumulou em sua nominata proporcional 7.602 não foi suficiente para assegurar uma vaga para Gerson, mesmo obtendo, individualmente, mais votos que a Eva. O mesmo ocorreu com o Ireno, do PDT, que conquistou 1007 votos e não foi eleito. Os candidatos proporcionais do PDT somaram 8.055 votos. Melhor desempenho proporcional foi o do PT, que conquistou 8.668 votos nas proporcionais e o do PMDB, que somou 10.760 votos conquistando três cadeiras no parlamento municipal.

A Administração Municipal terá troca de dois integrantes do primeiro escalão que optaram não se filiar ao PTB. Com isso, a prefeitura perde o Secretário da Saúde Gérson Cutruneo, que permaneceu fiel ao PSB e o Secretário da Fazenda Orlando Thomas, que recusou-se a assinar ficha de filiação no PTB. O Partido dos Trabalhadores definiu que será fiel à decisão dos esteienses nas últimas eleições. Com isso não renunciará ao mandato. A semana segue com todas as possibilidades de mudança, em todos os cenários. Tem muita água para rolar por debaixo da ponte. As movimentações políticas neste cenário tendem a ser mais dinâmicas, com muitas obviedades e poucas certezas.

Charles Scholl
falecomcharles@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário