quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Algumas apostas no desenvolvimento local (Esteio)

Já iniciou o processo de seleção de trabalhadores para a Expointer 2010. A feira sazonal ainda reflete muito pouco para a comunidade local. Além da alternativa de lazer, o Parque de Exposições Assis Brasil permanece a maior parte do ano ocioso. Eventos regionais, tal como a realização do Forum Social Mundial poderiam ter utilizado a estrutura do Parque. Ocorre que, por divergência política da atual gestão do Governo do Estado, o espaço não foi disponibilizado à população. O desafio é fazer com que o parque de Exposição Assis Brasil possa contribuir na geração de renda ao longo do ano para os esteienses e moradores da Região Metropolitana. Enquanto isso, a Prefeitura de Esteio faz a sua parte e ajuda a organizar a partir da Agência Municipal de Empregos a contratação de trabalhadores esteienses para a Expointer 2010. Os empregos, mesmo que temporários, são importantes para as famílias que precisam de trabalho na cidade.
O investimento mais importante anunciado recentemente é a captação de R$47 milhões, recursos que integram o PAC II, do Governo Federal. Os recursos serão investidos em obras estruturantes, tais quais a renaturalização do Arroio Sapucaia. O município avança no debate das políticas públicas com a promoção da semana da juventude e do seminário de direitos humanos. A formatura dos alunos do PELC representa mais uma etapa vencida e a necessidade que a cidade tem de organizar mais oportunidades de aprendizado profissionalizante.
A realização da segunda edição do Quadra 2 mostrou que o evento é uma boa idéia. Fomenta o desenvolvimento econômico a partir das comunidades produtivas em se organizam em nosso tecido social ao tempo que prospecta artistas locais. As pessoas que circularam pelo Quadra 2 tiveram, em sua maioria, um comportamento diferenciado em relação aos eventos realizados na Rua Coberta. Sem estabelecer qualquer competição entre um espaço ou outro, a comparação é válida para saber das peculiaridades de cada espaço e a importância de mantê-los ativos. Alguns artesãos que comercializam seus produtos nas atividades culturais da Rua Coberta comentavam entre si que o espaço da Rua Garibaldi tem mais fluxo, porém as pessoas só passam e pouco param e consomem. No Quadra 2, os participantes ficam no local praticamente a tarde toda e consomem bem mais. De fato, o evento é uma das mais bem sucedidas iniciativas em que membros da comunidade se organizaram, procuraram seus representantes e ocuparam o espaço público para fazer algo de melhor pela cidade.
Charles Scholl

Nenhum comentário:

Postar um comentário