sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Eleições no ambiente virtual

Alguns carros adesivados já indicam que estamos em período eleitoral. Porém, é perceptível que a campanha ainda não decolou. Tudo indica que a partir do dia 15 de agosto, com a programação do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Os comitês eleitorais das candidaturas mais organizadas da cidade já estão em pleno funcionamento. As sedes dos partidos também permanecem com movimentação de período de campanha. As eleições 2010 reservam algumas expectativas inovadoras, em relação as tradicionais campanhas no Brasil. Os candidatos mais organizados já instituíram em seus materiais de campanha a utilização das redes sociais na internet para mobilização de seus correligionários, divulgação de suas propostas e, obviamente, a busca do voto. Ainda não é possível dimensionar qual a importância que a articulação via internet pode trazer para as candidaturas, mas sabe-se que são ferramentas que permitem a dinamização das agendas de campanha, com as possibilidades de teleconferências e do aprimoramento da relação de comunicação com os eleitores.
Duas posturas políticas estão se tornando predominantes na utilização da internet na busca de votos. Uma delas tem foco na distribuição de conteúdos, propostas e informações sobre os candidatos. Não é uma postura inovadora, já que se utiliza da mesma estratégia dos materiais impressos, porém em ambiente virtual. A outra postura utiliza as redes sociais para se aproximar dos eleitores a partir das possibilidades de interação. Nesse caso é que podemos reservar expectativas sobre os resultados. No calor da campanha, em que certamente surgirão temas polêmicos, os candidatos podem se utilizar das redes sociais para difundir seus posicionamentos e integrar posições que emergem no meio do debate em tempo real.
Claro que a novidade é para o eleitorado brasileiro, pois esta história já foi escrita nas eleições de Barack Obama. A campanha se impulsionou na internet e o movimento promoveu o twitter como uma ferramenta eficiente na organização política e eleitoral. O eleitor interage e segue os passos de seu candidato, opina e faz campanha utilizando, de forma integrada informações multimídias. A utilização do youtube, com a postagem dos vídeos permite estender de forma significativa a campanha visual para além do horário da TV. Permite aprofundar assuntos polêmicos e a produção de um canal próprio sobre os temas preferidos dos candidatos. Os conteúdos mais complexos são organizados nas home pages e o cotidiano é escrito em um diário on-line, que também integra as demais ferramentas interativas. Todo esse conteúdo estará disponível aos eleitores, que pela primeira vez no Brasil experimentam a democracia pelo ambiente virtual. Você já acessou a home-pege de seu candidato?

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