quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A ampliação das ações do Estado

Neste mês de agosto o município finalizou um conjunto de políticas públicas que desenham com mais clareza o foco social desta gestão. O avanço nas políticas de gênero transcende as ações do Poder Executivo, com a inauguração do posto da mulher no dia 24, com o conselho da mulher que busca divulgar a Lei Maria da Penha. A promoção da II Conferência Municipal de Pessoas com Deficiência, as ações com foco na melhor qualidade de vida dos idosos ao tempo que promove as melhores perspectivas de vida aos jovens. Este é o cenário social de Esteio na primeira quinzena de agosto de 2010.
Não nos referimos a promessas de mega-projetos, mas da execução de políticas públicas sobre segmentos sociais historicamente discriminados. A município está acompanhando os avanços das políticas sociais que estão sendo implementadas no Brasil. Os quadros dirigentes da cidade estão muito bem articulados com as políticas nacionais. A cidade soube votar e levar ao poder do município um grupo de pessoas capazes de trazer retorno financeiro ao município. Esse retorno é resultado dos projetos sociais desenvolvidos na cidade que encontraram financiamento no governo federal.
Além das ações diretas, podemos compreender que existem reflexos indiretos sobre nossa sociedade que resulta das mudanças das políticas públicas do País. A estabilização da economia e o crescimento do emprego formal também está sendo trabalhada pelos mecanismos administrativos municipais. A AGEMPE divulga 330 novas oportunidades de trabalho, a Acise divulga outras vagas e podemos perceber que temos notícias sobre o desenvolvimento econômico local semanalmente.
Fica evidente que as ações de Estado que o Brasil está tomando tem como objetivo incluir brasileiros historicamente desassistidos. O município é a instância do Poder Público mais próxima da vida das pessoas. É na cidade em que vivemos que podemos perceber na prática as conseqüências das grandes mudanças políticas. Temos hoje grandes empresas que divulgam suas vagas de trabalho ao tempo em que grupos ligados a economia solidária consolidam suas ações na cidade. Temos políticas públicas voltadas à juventude ao tempo que também é focado o tema da melhor idade. A idéia da inclusão passa por contemplar os extremos do nosso tecido social e Esteio está em plena sintonia nessa construção política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário