segunda-feira, 4 de junho de 2012

A vez da Dona Inês

Conhecendo o ritual do sino, chegou a vez da Inês tocar. A intensidade das relações que se estabeleceram no decorrer do tratamento transformou completamente nossas prioridades. Ao invés da felicidade da notícia da alta antes do tempo, tanto eu quanto a Dona Inês, fomos tomados por um sentimento de perda, de afastamento daquelas pessoas queridas, da rotina que transformou completamente nosso cotidiano, da terapia da sala de espera. Choramos juntos o final da radioterapia. Porém, tal sentimento de coesão também foi compartilhado pelas outras pessoas que faziam o tratamento. Na quinta-feira, 31 de maio, fomos ao Hospital São Lucas e nos dirigimos até a sala de radioterapia somente para comemorar o tratamento que se encerrara. Levamos salgados, doces e uma torta.  Fizemos a maior festa e na hora de tocar o sino todos fizeram questão de participar do ritual. A Dona Inês ganhou um diploma de “Super Paciente” e conseguimos dividir com todos presentes, tanto aqueles que fazem tratamento paliativo diante das metástases, quando aqueles fazem o curativo.
Esta etapa da caminhada marchamos ao lado da Terezinha, do Lauro, da Zenaide, do Nestor, do Otávio, da Celoí, do Alfredo entre tanas pessoas que passaram pela terapia da recepção. Hoje sentimos saudade da Estela, do Anibal, da Marli e certamente manteremos contato. A Dona Inês deve fazer uma cirurgia em 60 dias, pois seu organismo precisa se recuperar do tratamento.
Nesse período sua agenda deve girar em torno dos exames necessários para fazer o planejamento da intervenção cirúrgica. Vencemos esta etapa na luta contra o câncer. Essa vitória merece ser partilhada com todos aqueles que se sentiram alegres com a melhora da saúde de Dona Inês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário