quinta-feira, 4 de março de 2010

Aldeia da Paz comemora os 55 anos de Esteio

O Espaço de Livre Ocupação - Esteio, do Acampamento Intercontinental da Juventude, criou na cidade a Primeira Aldeia da Paz em praça pública do Brasil. A proposta dos criadores do espaço é de manter uma referência permanente com atividades contínuas o ano todo. Da intenção à prática. No dia 27 de fevereiro foi realizada a primeira atividade pública com vínculo forte com a cultura da cidade. A atividade teve início às 14 horas, com danças - palestras - e trabalho conjunto em que os participantes cobriram as bioconstruções edificadas pelos integrantes do Acampamento Intercontinental da Juventude 2010, para dar vida à Aldeia da Paz.
Nesta edição a Aldeia da Paz teve a participação do Clã Amigas da Lua de Esteio que coordenou o trabalho conjunto, as vivências, o aprendizado com muita criatividade e interação.






Dança da Paz;
Ética Alimentar Vegana;
Cânticos pela Paz;
Capoeira;
Círculo Feminino - Diálogos de resgate do sagrado feminino;
Prática de Qi Gong Li (Tikum)
No final da tarde fizemos a prece das sete direções;
cantamos e a meia noite comemoramos os 55 anos de Esteio com o grupo Águia de Fogo de Taquara que instalou um fogo sagrado no Parque Galvany Guedes, na Aldeia da Paz de Esteio.
Pela manhã foi feita uma saudação ao sol.
A atividade difere completamente da tradição de comemoração do aniversário da cidade e as pessoas que participaram não tinham como hábito o debate político. O espaço favoreceu uma relação dialógica com um segmento social que não tinha uma agenda positivada em qualquer instância estatal.
Esses são argumentos suficientes que me motivam à militância. Agradeço aos companheiros que contribuíram em tornar este sonho realidade. Também é fundamental reconhecer a coragem do Belló, do Marcelo Jaguara, do Mandala, do Óscar que foram gigantes em suas ações. O homem vale o tamanho de seus sonhos e juntos sonhamos essa realidade. Que venham os novos desafios... nós somos a mudança que queremos ver no mundo...(Gandhi)
Charles Scholl
diretor de comunicação Prefeitura de Esteio
96232328
http://charlesscholl.blogspot.com/
http://www.esteio.rs.gov.br/home/show_page.asp?id_SHOW_noticia=20292&user=&id_CONTEUDO=5&codID_CAT=2&imgCAT=tema_noticias_r2_c1.jpg&categoria=Not%C3%ADcias

Um comentário:

  1. Dia 11 de Setembro Convite aos amigos da Aldeia da Paz para que façamos presença de Nas atividades pela Paz no Parque Galvany Guedes pela Manhã e na Parte da Tarde a Caminhada pela Paz na Avenida do carnaval.

    ResponderExcluir