domingo, 14 de dezembro de 2008

O recado de Lula / 2004

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em umasolenidade que comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, afirmou nãocompreender os motivos que levam o brasileiro ir ao banco e pagar 12% dejuros ao mês. Lula deu uma mensagem importante para o desenvolvimentoeconômico, principalmente dos pequenos e médios empreendedores, quandosugere que se organizem em cooperativas de crédito.

No seu discurso, opresidente lembra que em uma cooperativa de crédito os envolvidos sãocompanheiros que partilham de um problema semelhante e que questões comoessas não se resolvem com leis, mas com ações. Uma medida tomada peloGoverno Federal procura fomentar financiamentos com juros mais baixos aoobrigar os bancos a destinarem 2% dos depósitos à vista para operações demicrocrédito. A dica é que esses empréstimos com taxas menores pode ser umaalternativa para f ugir dos juros do cheque especial e do cartão de crédito.

O recado de Lula condiz com o apoio governamental que o Brasil estádando ao cooperativismo de crédito. Esse apoio traduz um entendimento deconsenso entre pesquisadores das mais variadas correntes de que odesenvolvimento de um grande país depende fortemente do acesso aos serviçosfinanceiros por parte dos cidadãos menos favorecidos e das pequenas e médiasempresas. As cooperativas de crédito nasceram na Alemanha em 1848 e noBrasil a idéia chegou em 1902. Atualmente a Alemanha tem 15 milhões deassociados em cooperativas de crédito representando 20% de todo o movimentofinanceiro do país. No segmento rural o exemplo internacional que se podedestacar é o da Holanda através do banco cooperativa Rabobank, que atendemais de 90% da demanda do setor no país. Estudos indicam que 25% dosnorte-americanos sejam associados a uma cooperativa de crédito. Segundo aAgência Estatística da União Européia, 46% do total das instituições decrédito da Europa eram cooperativas, parti cipando com cerca de 15% daintermediação financeira.A partir daí podemos ter uma idéia do potencial de crescimento docooperativismo de crédito no Brasil. Em dezembro de 2003 o cooperativismo decrédito no Brasil respondia por 2,14% das operações de crédito realizadas noâmbito da área bancária do sistema financeiro nacional e possuía 2,24% dopatrimônio líquido total da área bancária do sistema financeiro nacional.São números acanhados se comparados com os países maisdesenvolvidos. Depois da Lei Cooperativista editada em 1971, talvez, amedida mais importante para o setor tenha sido a de 25 de julho de 2003,tomada pelo Conselho MonetárioNacional, quando aprovou a resolução 3.106, que possibilitou aconstituição de cooperativas de crédito de livre admissão de associadosdentro de sua área de atuação, respeitando certos limites populacionais. Amedida pode vir a possibilitar uma expansão mais acentuada do cooperativismode crédito no Brasil aproximando-se do cooperativismo praticado nosprincipais centros econô micos mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário