domingo, 14 de dezembro de 2008

Como impor respeito e ser levado a sério quando você tem cara de bebê / 1997

Quem vê cara não vê coração. Não é atoa que o dito encontra nexo na cultura popular e é tão utilizado. O preconceito é nocivel ao humano quando o julga a partir da superficialidade de um estereótipo. No caso do preconceito ao jovem, normalmente a maturidade e a seriedade são questionadas. Isso pressupõe que todo jovem é imaturo e incapaz de levar algo a sério. Se você for procurar uma inserção no mercado de trabalho e tiver uma cada de bebê, terás que ter o dobro de cuidado em suas entrevistas por conta dessa idiotice normal. Pensando nisso, listo algumas dicas para você se dar bem:

1) Antes de sair de casa, avalie que tipo de empresa você vai visitar.
Você deve estabelecer prioridades. Tempo é dinheiro, ou melhor, o tempo custa dinheiro. Escolher as empresas a visitar é uma tarefa diretamente relacionada ao período que ficarás fora do mercado de trabalho. Um dos critérios mais importantes para iniciar uma lista de empresas preferenciais é a competência para a função que desejas desempenhar. Use trajes formais para contrapor o preconceito da seriedade e não atrase, sequer um segundo, pois pode favorecer o preconceito com a seriedade, normalmente questionada aos jovens com cara de bebê. Evite chegar muito cedo para entrevista, você pode resumir sua existência ao conceito de desocupado.

2) Além da roupa, existem outros truques que podem ajudá-lo a disfarçar a carinha de bebê.
O tempo em que estiver sendo entrevistado sempre é curto. Você deve aproveita-lo ao máximo. Na pior das hipóteses, não passe impressões que podem ser interpretadas como negativas. Firmeza de caráter pode ser percebida pelo olhar. Olhe com certeza nos olhos do entrevistador e fale com a voz segura, sempre reforçando a seriedade.

3) Observe seu interlocutor atentamente, principalmente nos primeiros minutos de conversa.
Toda a atenção nos primeiros instantes da entrevista deve ser investida no reconhecimento de seu entrevistador. As informações obtidas nesse período servirão de alicerce para a estrutura de comunicação que deverá explicitar toda sua competência. Sem uma boa sintonia com ele, a comunicação pode ser prejudicada e frustrar suas pretensões.

4) Esqueça brincadeiras ou qualquer comentário mais subjetivo.
Lucidez contrapõe obscurantismo. Seja claro e se faça parecer transparente e lúcido. Sem subjetividades você parece mais confiável, ou melhor, mais controlável. Mantenha-se alegre, comunicativo e confiante, mas não exagere nos sorrisos, isso pode prejudicar seu conceito de seriedade.

5)Todas essas atitudes são importantes, mas o que vai valer mesmo é o conteúdo, ou seja, o que você tiver de dizer ao seu interlocutor.
Utilize palavras técnicas da função pretendida durante a conversação. Não esvazie o diálogo com conhecimentos vagos, sem aprofundamento algum, pois esse tempo pode ser aproveitado para elucidar sua competência ao entrevistador. Ele perceberá suas potencialidades através de seu currículo, certificados de graduação e principalmente pela impressão que terá durante o período da entrevista.
Se você for um bom ator, conseguirá disfarçar a carinha de bebê interpretando o papel prescrito pela normalidade. Temos que nos superficializar para sermos melhor controlados para o trabalho. Assim ficamos mais parecidos com as máquinas e mais lucrativos, ampliando as possibilidades de sucesso no emprego. O mercado não tem tempo para singularidades, ora, tempo é dinheiro. A moda hoje é a cultura de massa. Boa sorte!
Charles Scholl - falecomcharles@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário