domingo, 14 de dezembro de 2008

A cidade como uma grande escola / 2006

A cidade iniciou suas atividades de final de ano. Todas as luzes, os preparativos e manifestações em torno das datas comemorativas são símbolos que evocam sentimentos específicos e individuais no imaginário coletivo. É a oportunidade para reestabelecer relações desfaceladas pelo cotidiano, de encontrar forças para vencer os desafios e se entregar para algo maior que a própria existência. É o momento da sublimação dos limites, a necessidade de esquecer o que precisa ser esquecido e de lembrar o que é mais importante para si, para a sociedade e para o mundo em que vivemos.

A vida é organizada por ciclos, por relógios, por dias, meses e anos permitindo que organizemos no tempo a história que construímos e suas referências temporais geralmente espelhadas na história de outros. Os ciclos da história humana nos permitem cometer os mesmos acertos, até porque acertar é humano. Nesse ano, a cidade de Esteio tem muito que se orgulhar de um de seus maiores acertos. A criação do Programa Jovem Cidadão Consciente. A entrega dos certificados, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, no dia 6, contou com as principais autoridades que idealizaram, viabilizaram e gestaram o primeiro ciclo do Programa Jovem Cidadão Consciente. A entrega solenidade foi emocionante e contou com as principais autoridades do governo. A prefeita da Cidade Educadora, Sandra Silveira; representante da Escola Coração de Maria, Carla Zito e do chefe da Guarda Municipal, Assis Brasil Marin Silveira compuseram a mesa principal. Em separado, os Jovens integrantes do Programa e o público composto pelas principais lideranças do governo, representante da Brigada Militar e familiares dos jovens.

A Escola Coração de Maria reafirma sua posição de liderança na cidade ao consolidar-se como entidade executora de um dos melhores programas desenvolvidos pela prefeitura. O programa está competindo com o tráfico de drogas e o crime organizado. É a reação propositiva que pode revolucionar a vida de jovens que poderiam optar por outros caminhos. É a inclusão social acontecendo de fato. Sem demagogias e frases de efeito. É a revolução social implementada na prática. A opção do caminho de enfrentamento daquilo que para alguns é destino. É a abordagem mais humana e construtiva. Em fim, escolheu-se apostar nos jovens. Confiar que eles possam mudar nossa realidade. Também é aceitar que temos limites e que precisamos reaprender. Nesse sentido, o programa transformou-se em uma intervenção sobre a conduta social de um segmento social estratégico. Foram criadas referências e a sociedade civil organizada está, gradualmente, se integrando a proposta defendida pela gestão da professora Sandra na prefeitura.

Cidade Educadora não pode virar piada. A idéia é muito nobre e de grande repercussão social para servir de gozação em publicações da cidade. A cidade como uma grande sala de aula deve trabalhar com publicações articuladas e comprometidas com a idéia. Além do direito de cada um, também é o dever de todos. Durante o ano passaram pelo Programa Jovem Cidadão Consciente, 68 esteienses que não ingressaram no serviço militar. Para os jovens a vida continua e para 19 deles, com um caminho definido no mercado de trabalho. Essa é uma vitória de Esteio, dos gaúchos e brasileiros, pois somos tudo isso. Encontramos os caminhos com maturidade e responsabilidade com a cidade onde nascemos ou escolhemos para viver.

Charles Scholl
falecomcharles@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário