terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Uma reflexão sobre os resultados das eleições 2008

Os resultados das eleições 2008 revelam mudanças significativas no eleitorado esteiense. A história que se construiu ao longo das eleições na cidade sempre apontou para um eleitorado com perfil conservador, pouco flexível às mudanças de nomes ou representantes.

A curiosidade na composição da nova Câmara de Vereadores está justamente na afirmação dos clãs ao tempo em se abrem espaços para novas propostas políticas no âmbito parlamentar. A Câmara de Vereadores é a porta de entrada para o futuro político da cidade. Com exceção da história política de Sandra Silveira, que não foi vereadora em Esteio, as tendências políticas vencedoras da cidade foram testadas e aprovadas na Câmara de Vereadores. Se é assim, cabe olhar com atenção esta composição e teremos condições de perceber quais são as tendências que estão se credenciando no seio do parlamento e que desenham os contornos mais possíveis de um futuro político.

Sirlon do PMDB mantém a liderança como o mais votado, com 1662 votos e se credencia pára vôos mais altos nas próximas eleições. O segundo mais votado é Luiz Duarte (PTB), com 1604 votos, que trocou de legenda partidária em seu último mandato e reelegeu-se entre os mais votados. A terceira mais votada é Jane Batistello (PTB), com 1257 votos, reforçando a organização política de Mário Sérgio Batistello que foi seu principal cabo eleitoral. Na mesma lógica, também inaugurando a tribuna está Felipe Costella (PMDB), que elegeu-se com 1198 votos, representante da família Costella e que teve como seu principal cabo eleitoral Juvir Costella. A quarta posição foi ocupada por Leo Dahmer, eleito com 1195 votos em sua primeira eleição, o mais votado do PT que representa uma renovação política na Câmara de Vereadores. O quinto lugar ficou com Marli do Posto de Saúde (PTB), eleita com 1190 votos, mantendo a participação da mulher entre os eleitos mais votados. Jaime da Rosa (PSB), reelegeu-se com 1169 votos, mais votado do PSB. O PPS elelgeu a Therezinha Diretora, com 1011 votos. Ari da Center elegeu-se pelo PSB com 875 votos e Michele Pereira, do PT, com 875 votos.

Charles Scholl
falecomcharles@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário