domingo, 14 de dezembro de 2008

A superficialidade da política local / 2007

A prisão do vereador Fábio Batistello (PDT) se tornou um dos acontecimentos mais importantes para a política da cidade, neste ano. À comunidade que vive da política, talvez a afirmação soe como uma falácia, porém é fundamental lembrar que a maioria da população não busca aprofundamento sobre os assuntos da política local. Se a premissa for verdadeira, os fatos que ganham repercussão em jornais regionais tornam-se mais comentados do que as ações desenvolvidas pela comunidade política, em seus mandatos governamentais e não-governamentais. O assunto pessoal do vereador foi abordado pela mídia regional como um romance policial com nuances à cena política. Ao lembrar que Fábio foi presidente da Câmara de Vereadores o comportamento do parlamentar torna-se uma projeção das atividades do Legislativo.

Os esteienses não têm optado pela renovação de seus legisladores. Todas as bancadas são formadas por integrantes reeleitos, ou que representam uma família tradicional da política local. Este é o caso de Fábio Batistello, filho de Mário Batistello. A tradição política do pai foi construída sobre polêmicas e agressões dentro e fora da Câmara de Vereadores. A imagem do pai pode ter ajudado a eleição de Fábio, porém diante da acusação que está sofrendo na justiça, a fama de brigão certamente não contribuiu para seu álibi.

A Lei Maria da Penha, que enquadrou o parlamentar na situação de prisão preventiva, é o símbolo nacional da luta pelos direitos das mulheres. As estatísticas mostram que a violência doméstica é um assunto importante para a sociedade, apesar de não serem registradas, na sua maioria, em ocorrências policiais. Esteio é uma cidade em que o poder se divide entre os gêneros. O Judiciário tem presença feminina forte, o Legislativo é presidido por mulher e o Poder Executivo também é dirigido por uma mulher. Apesar de aparentarem desconexas as relações entre a parcela de participação da mulher na sociedade de Esteio e o caso Batistello, sua prisão simbolizou um gesto em defesa dos direitos da mulher.

A foto em que Batistello aparece algemado, estampada em capa de jornal é a última imagem do vereador e isso pode ser importante para as pessoas que preferem a política em sua mais absoluta superficialidade. Seja pela aversão à dinâmica do meio político ou pela impossibilidade de aprofundar assuntos que não diz respeito ao dia-a-dia da pessoa. Nessa margem é que são definidas as opiniões da maioria e, eventualmente, a superficialidade como opção à política pode ser vantajosa em alguns momentos, para facilitar a malandragem na política, porém nem sempre.


Charles Scholl
falecomcharles@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário