domingo, 14 de dezembro de 2008

20 de setembro - dia internacional do gaúcho no Parque Assis Brasil / 2007

A realização do Acampamento Farroupilha, no Parque de Exposições Assis Brasil, logo após a Expointer, nos mostra como é importante para Esteio a utilização do Parque Estadual. A estrutura permite conciliar a preservação das tradições, com as necessidades impostas pela vida urbana. A tradição, que possui um vínculo vital com a cultura do campo, torna-se cada vez mais difícil de ser encenada nas crescentes aglomerações dos centros urbanos. O Parque Assis Brasil tem todas as condições estruturais para promover a Semana Farroupilha Estadual. O sucesso da Expointer é a prova da capacidade estrutural do Assis Brasil, que pode acomodar todas as regiões gaúchas, com local para provas campeiras, estacionamento, comércio e áreas de laser.

A proximidade com Porto Alegre e a estação de trem torna mais fácil o acesso ao parque para a maioria dos gaúchos. A segurança patrimonial do acampamento e a capacidade de controle sobre as mais diversas situações são facilitadas pela estrutura instalada. O local é apropriado para este tipo de evento, que une a vivência campeira no seio da cidade. A mudança proporcionaria ao tradicionalismo gaúcho reforçar suas raízes e se tornar cada vez mais um produto de exportação, com um centro turístico típico regional. As possibilidades de desenvolvimento econômico se ampliariam projetando com mais intensidade aos quatro cantos do mundo os motivos do dia 20 de setembro. Essa terra tem dono, somos farroupilhas. Herdeiros da saga dos farrapos. Porém, para dizer isso não é necessário se atolar na lama nem se enclausurar do resto do mundo. A cultura gaúcha é um ícone internacional e se dá muito bem com os brasileiros, como afirma o dito popular. O grande guardião desta saga é o Movimento do Tradicionalismo Gaúcho (MTG), que tem a difícil missão de preservar os princípios, mas avançar pelas gerações futuras.

O MTG é muito conhecido pela inflexibilidade com que trata alguns assuntos. É a instância que regula o que é tradicionalismo ou não. Muitos estilos musicais vivem na berlinda da classificação pelo comportamento que os artistas têm no palco, pelas vestes ou pelos ritmos inovadores. O nativismo é o segmento musical que mais se aproxima do tradicionalismo e que promove constantes tencionamentos por revisões e mudanças. A economia que gira em torno do tradicionalismo é uma ferramenta fundamental para que a cultura se preserve por gerações. As oportunidades de acesso aos conhecimentos também devem ser ampliadas para que cada cidadão possa optar em ter no cotidiano uma relação íntima com o tradicionalismo, ou não. Isso também é tarefa do MTG. Esses são motivos elementares para que o dia 20 de setembro receba mais atenção por parte dos gaúchos. A utilização do Parque de Exposições Assis Brasil permite reunir o mundo inteiro, para que possamos dizer em alto em bom tom: “...sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra”.


Charles Scholl
flecomcharles@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário