domingo, 14 de dezembro de 2008

Resistência à recessão / 2002

Em 8 de novembro de 1985 surge em Esteio uma nova proposta de comunicação social. Um veículo determinado a cobrir, relatar e interagir em todos os níveis sociais. Em formato tablóide, com periodicidade semanal, o Jornal Eco do Sinos assume uma identidade que se afirma ao longo de sua história. Enfrentando os diversos desafios oferecidos às empresas de pequeno porte, o JES retoma hoje os trabalhos como um símbolo de resistência da pequena empresa diante da atual recessão econômica.

A relação que os jornais de pequeno porte tem com os investidores regionais é fundamental para sua saúde financeira, principalmente para os veículos que não possuem parque gráfico. As atuais políticas econômicas favorecem os grandes grupos multinacionais que avançam de forma voraz no mercado. Em diversos setores essenciais à saúde financeira das comunidades, como o setor da alimentação, a recessão econômica se soma a uma concorrência desigual. Essa política favorece a concentração de renda; um dos principais desafios a ser enfrentado pela sociedade brasileira. Por conta dessa política econômica, segundo dados da ONU, o Brasil é o país mais desigual do Planeta.


Na concepção do pequeno empreendedor, quando se vê acuado diante de um constrangimento econômico, não lhe resta muitas alternativas senão reduzir os custos. Entre as prioridades eleitas para a redução de custo, a publicidade é um dos primeiros passos. Como conseqüência, os jornais que não possuem parque gráfico e sobrevivem basicamente da saúde financeira da região, se vê diante de uma dificuldade adicional que está sendo superada hoje graças a criatividade dos feitores deste empreendimento.

O JES é um empreendimento que tem a virtude de reconhecer a existência de um povo que não cabe nos interesses dos grandes veículos de comunicação. Ao longo de sua história na Cidade, desenvolveu inúmeras campanhas com o intuito de valorizar as iniciativas, os debates políticos, o pensamento, a reflexão, garantindo repercussões e uma interação social inédita na história de Esteio. Para os que rezam pelo pensamento único essa virtude é vista como ameaça à hegemonia política. Para os que valorizam a diferença e a democratização das informações, o JES continua oferecendo luz pública à história de Esteio.
Charles Scholl - falecomcharles@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário