domingo, 14 de dezembro de 2008

@ Seminário Claretiano Ponto Com, Ponto Beérre! / 2007

O período de 11 de fevereiro de 1941 ao dia 19 de março de 1943, edificou-se uma das mais importantes obras arquitetônicas da época para a região. O seminário Claretiano surge antes mesmo da emancipação política de Esteio. A cidade cresceu olhando para o monumento. É um símbolo que é referência de gerações que constituíram a identidade esteiense, que viveram a época em estado de vizinhança com o Seminário. O patrimônio cultural e simbólico envolve a existência daqueles que passaram pela instituição claretiana e seus vizinhos, que estabeleceram laços pela relação geopolítica.

Esse território assume formas que só podem ser explicadas a partir da opinião política. Os líderes emancipacionistas de Esteio relatam que a divisa com o município de Sapucaia do Sul se deu por opinião política sobre a emancipação. A comunidade de Sapucaia do Sul veio a se emancipar quatro anos depois. O centro de Esteio girava em torno do Cinema de Alécio Frainer, o primeiro prefeito da cidade. Não temos nenhuma lembrança arquitetônica dessa época. Nos restou a Praça do Soldado. A fachada do cinema, com seus ladrilhos temáticos da época do cinema de Esteio, na esquina da Presidente Vargas com a Maurício Cardoso, também se foram. Restam poucas edificações que podem de fato simbolizar a história da cidade.

O debate acerca do futuro do prédio do Seminário Claretiano está proporcionando uma nova oportunidade de escolha sobre o destino dos símbolos arquitetônicos que constituem a identidade deste povo. O futuro daquela edificação irá afetar a auto-estima da população. A Associação de Moradores do Parque Claret tem manifestado uma opinião que possibilita um leque amplo de alternativas à demolição do prédio. Para estabelecer um diálogo produtivo é fundamental compreender os aspectos simbólicos da comunidade que está em conflito com os pontos de vista mais pragmáticos que se fundamentam basicamente sobre argumentos econômicos. Há um franco confronto com os argumentos históricos, políticos e culturais.

Investir nesses símbolos é investir na identidade de um povo. O Seminário Claretiano constituiu um patrimônio turístico que pode ser preservado ao torná-lo produtivo. Arrisca-se a dizer que as edificações agregam um símbolo que é a melhor possibilidade de desenvolvimento disponível à localidade. Não há outro símbolo capaz de impulsionar um projeto de desenvolvimento que envolva a cidade e a região. É uma oportunidade de atrair investimento. Todos sabem onde fica o Seminário Claretiano e isso é um bom argumento para fomentar um novo centro comercial para a Região Metropolitana. Esse patrimônio só pode ser partilhado pela comunidade produtiva se a reformulação do local preservar a identidade que autoriza a utilização da marca Seminário Claretiano, que vem sendo repetida desde 1941, em Esteio, na Região, no Brasil e no mundo.

Charles Scholl
falecomcharles@pop.com.br

Um comentário:

  1. Estudei neste seminário de 1979 a 1981. Agora, depois de tanto tempo, retorno virtualmente a este lugar. Está muito modificado. Havia uma floresta no entorno, grandeza facilmente explicada pela minha pouca idade na época (sai com 14 anos). Vejo ali o pequeno prédio onde eram feitas as encadernações dos livros antigos. Uma pena o destino do prédio. Com certeza, merecia um fim mais nobre.

    ResponderExcluir