domingo, 14 de dezembro de 2008

Os gaúchos de Esteio, no Brasil e no Mundo / 2007

O Grupo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDG) aprovou uma ação estratégica global com cumprimento de metas de desenvolvimento humano, político e social. A ousadia decorre da Declaração do Milênio, aprovada em 2000 por todos os 189 estados membros da Assembléia Geral das Nações Unidas. Os Objetivos do Milênio são metas concretas voltadas à superação dos desafios centrais enfrentados por todos. A atualidade mostra um ritmo de desenvolvimento sem precedentes na história da humanidade. A Declaração do Milênio é o acúmulo das diversas conferências de cúpulas internacionais ocorridas na década de 90 a partir da World Summit for Children, que foi um marco da civilização que dá concretude à Declaração Universal dos Direitos Humanos. A atenção à criança e ao adolescente é uma prioridade internacional e a comunidade esteiense está em plena sintonia com a meta. O Centro de Formação Teresa Verzeri virou tema do Jornal Nacional e projetou para todo o Brasil a experiência desenvolvida na cidade. Este ano, os esteienses figuraram no Globo Repórter como exemplo de administração da merenda escolar na rede pública municipal. Pés na comunidade e olhos no mundo. Com essa máxima os esteienses estão deixando de ser uma referência sazonal atrelada a Expointer para ser uma comunidade organizada e civilizada com importantes índices de desenvolvimento.

Os acordos entre as comunidades internacionais tomaram, nos últimos 20 anos, uma dimensão focada na realização das metas concebidas pelas cúpulas dos países integrantes da ONU. O Brasil pertence ao grupo e trabalha prioritariamente com oito pontos articulados com a estratégia central dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os mecanismos inter-relacionam os objetivos da Declaração do Milênio e as metas concretas a serem alcançadas com a realização de políticas públicas implementadas pelos estados partícipes. O combate à fome e a erradicação da extrema pobreza, segundo o compromisso internacional, deve reduzir pela metade em 25 anos, no período de 1990 e 2015, a população com renda inferior a um dólar por dia e, no mesmo período, reduzir pela metade a população que sofre de fome. O programa Bolsa Família tem contribuído, enquanto política pública, para o cumprimento da meta. No Rio Grande do Sul não temos uma referência clara de políticas dessa natureza e nos municípios destaca-se o Programa de Auxílio Solidário, da Prefeitura de São Leopoldo, que oferece uma bolsa auxílio para famílias em alta vulnerabilidade social. Outro objetivo é o ensino básico universal e prevê como meta que crianças de ambos os sexos concluam o primeiro ciclo completo de ensino básico. Esteio é umas das cidades brasileiras com os melhores índices de pessoas alfabetizadas e mantém uma política pública focada na alimentação escolar de qualidade e garantia da inserção de todas as crianças no ensino fundamental. A promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres é uma meta. As quotas de participação em segmentos estratégicos do tecido social, tais como a política, tem contribuído com a superação do desafio da igualdade entre os sexos. A redução da mortalidade infantil, da mortalidade materna, o combate ao HIV/AIDS e a garantia da sustentabilidade ambiental são os objetivos que devem ser priorizados entre os gestores públicos dos municípios, dos estados e da União. Com isso, o oitavo objetivo é estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Em sintonia com as políticas internacionais para as metas de desenvolvimento do milênio, Esteio foi reconhecido nacionalmente com o trabalho desenvolvido pelo Centro de Formação Teresa Verzeri. O Jornal Nacional do dia 31 apresentou a experiência esteiense para 60 milhões de brasileiros. O trabalho do Centro de Formação Teresa Verzeri atende 600 crianças e adolescentes em oficinas culturais e esportivas. É um dos seis programas reconhecidos pelo projeto Criança Esperança no Rio Grande do Sul, promovido pela Rede Globo em parceria com a Unesco. O Centro de Formação foi reconhecido nacionalmente, mas para que continue seu trabalho é fundamental que empreendedores locais se mostrem comprometidos com a responsabilidade social. Se não tomarmos atitudes concretas de apoio, não há possibilidades de sustentabilidade do Centro de Formação Teresa Verzeri, um exemplo de civilidade esteiense. Fone para contato: (51) 3460-4197.

Charles Scholl
falecomcharles@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário