domingo, 14 de dezembro de 2008

A coesão que deveria ter / 2007

O Brasil vive seu momento pan-americano. A briga pelas medalhas de ouro foi estreada para os brasileiros por um atleta com a cara da nação. A estética da capoeira predominante nos trejeitos do competidor de taekwondo mostrava a determinação de um jovem atleta que fez uma nação vibrar. Diogo Silva foi o primeiro atleta brasileiro a subir no pódio para receber a medalha de ouro nos jogos pan-americanos de 2007. Esse espírito que nos une ao atleta e dá a coesão de nossas relações sociais, deveria ser espinafrado com toda a vontade política possível. Deveria.

A agenda de Esteio para a segunda quinzena de julho indica que a cidade estará voltada para debates sobre sua organização social, política e econômica. No dia 21 será realizada a III Conferência Municipal da Cidade de Esteio, com o tema “avançando na gestão democrática das cidades”. Os profissionais voltados ao planejamento urbano estão determinados em dividir o quanto possível com toda a população as definições em torno das políticas de desenvolvimento. As lideranças do tema querem trabalhar modelos de desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social. É a fórmula apontada pelo Estatuto da Cidade e seguida com rigoroso critério, fator que torna Esteio referência em gestão na reformulação do Plano Diretor Participativo no Brasil.

Na mesma agenda está a IV Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 28, no Clube do Comércio. A cidade está sendo convidada a debater sobre “saúde, qualidade de vida e quais as melhores políticas de estado a serem aplicadas em seu desenvolvimento”. A conferência reafirma a boa relação entre os gestores de saúde da cidade, principalmente entre a diretora do Hospital São Camilo, Ana Boll e a secretária de Saúde, Rosane Prato. Esse relacionamento positivo inaugura uma fase muito boa à saúde de Esteio.

A área de comunicação também entrou na pauta de atividades da segunda metade da quinzena de julho. No dia 26, a partir das 13h30, no salão nobre da Prefeitura de Esteio, será realizado o I Seminário Regional de Comunicação Social. O encontro terá a presença da jornalista Ana Amélia Lemos, que ganhou o espaço do Resumo desta semana, na página três. As plenárias e conferências são momentos importantes em que temos a oportunidade de nos atualizar sobre as políticas públicas implementadas em cada área específica. Além disso, também é possível contribuir na construção e implementação das ações afirmativas do governo local. Para que seja possível conceber políticas representativas para todos os integrantes da sociedade em que vivemos é necessária a participação de pessoas que possam defender as particularidades de cada integrante do tecido social. As práticas que mais se aproximam desta utopia são aquelas que realizam assembléias gerais em que todo o cidadão pode participar. Esse espírito que nos une enquanto esteienses e dá a coesão de nossas relações sociais, deveria ser espinafrado com toda a vontade política possível. Deveria.

Charles Scholl
falecomcarles@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário